sexta-feira

Cabelos podem apontar níveis de estresse


Longo, loiro, enrolado... o cabelo pode dizer muito sobre cada pessoa, seus interesses e o estilo de vida que ela leva. Existem as que preferem os modelos clássicos, outras optam por fios mais despojados. Mas você sabia que o cabelo pode revelar níveis de estresse, e até mesmo os riscos de um ataque cardíaco?


É o que revelam estudos realizados pelo médico e professor Gideon Koren, da Universidade de Western Ontario, Canadá. As pesquisas têm ajudado a divulgar os segredos escondidos no cabelo, mais especificamente, o nível de estresse que uma pessoa enfrenta durante os anos.

Koren deu sequência a um estudo feito 10 anos atrás, que confirmou que o hormônio cortisol, considerado o hormônio do estresse, está presente no cabelo humano. A partir disso, os cientistas desenvolveram um método para medir o problema. Koren afirma que a pesquisa pode ser usada até para ajudar a prevenir possíveis ataques cardíacos.

Diagnosticando o estresse
O cabelo em si é constituído de células mortas. O folículo, que é a região onde está sua raiz, no entanto, é vivo. A corrente sanguínea que passa pelo local, carrega substâncias como o cortisol, que podem vazar para os folículos dos vasos sanguíneos do couro cabeludo. Como o cabelo cresce, o cortisol é transportado para o fio. Assim, levando em consideração a taxa de crescimento do cabelo por mês, é possível determinar o nível de estresse dos últimos meses.

Atualmente, a contagem de cortisol no cabelo é a medida mais confiável do hormônio a ser encontrado pelos cientistas. Anteriormente, eles tinham que recorrer a medidas de cortisol no sangue ou na urina, mas esses exames mantêm o “banco de dados” de apenas algumas horas ou dias, e não podem ser avaliadas ao longo do tempo, por meses.

Resultado comprovado
Uma parte do estudo foi realizado no hospital Meir, em Israel, e teve como amostra o cabelo de 120 homens. A equipe de pesquisa analisou cerca de 1,2 centímetro de cabelo próximo ao couro cabeludo, e usando a medida do nível de cortisol, fizeram um “registro de estresse” que envolvia os últimos três meses. O estudo confirmou as teorias: aqueles que sofreram ataque cardíaco apresentaram níveis significativamente mais altos de cortisol em seus cabelos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...