segunda-feira

Conheça os benefícios do arroz preto


Existem alimentos que não podem faltar na mesa do brasileiro, além de fazer parte de pratos tradicionais, o arroz é considerado um alimento rico na nutrição. Mas você sabia que existe a opção de arroz preto? Além de ser nutritiva, é menos calórica comparada com o arroz integral e traz benefícios para o organismo.


Com 20% mais proteína e 30%mais fibras, ele ajuda no bom funcionamento do intestino, reduz o colesterol do sangue, controla a glicemia e ainda aumenta a saciedade, retardando a sensação de fome. Além de ser rico em vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo do nosso corpo.

Comparado com o arroz integral, as calorias não mudam muito, para 100g a diferença é de 359 calorias para o arroz preto contra 362 calorias para o arroz integral. A diferença está nas fibras, no arroz preto é encontrado em maior quantidade, além de ter poder antioxidante bem maior que o integral, retardando o envelhecimento e o surgimento de doenças.

Se você gostou da ideia de incluir o arroz preto na sua dieta, a especialista dá dicas de receitas para deixá-lo ainda mais saboroso. A grande diferença entre esse arroz e os outros é a presença elevada de compostos fenólicos, flavonóides e antocianinas - que são antioxidantes e combatem os radicais livres, protegendo as células contra doenças crônicas, mantendo o organismo protegido e em equilíbrio. Por ter maior quantidade de fibras, o arroz preto ajuda no emagrecimento, pois fazem com que o metabolismo acelere no processo de digestão da fibra e perca mais calorias, além de ajudar no funcionamento do intestino, evitando o inchaço abdominal.

O arroz preto mantém sua película (geralmente retirada do arroz branco), que são ricas em vitaminas A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicotínico, cobalto, cálcio, magnésio, ferro e zinco. Além desses benefícios, sua quantidade maior de proteína também beneficia as pessoas que adotam uma dieta vegetariana, ou aqueles que não comem carnes diariamente.

Se você ainda não provou esse alimento rico em benefícios, desfrute da receita abaixo:

* 100g de arroz preto
* 300g de Couve-flor
* 150 de Tofu
* 4 colheres de champignon
* 2 colheres de cebola
* 1 colher de chá de azeite de oliva
* 01 pimentão verde cru pequeno
* 01 pimentão vermelho cru pequeno

MODO DE PREPARO:

Refogue 2 colheres (sopa) de cebola e 1 colher (chá) de alho, acrescente o arroz e deixe cozinhar até ficar aldente, usar sal a gosto. Separadamente, com 1 colher (chá) de azeite de oliva, 1 colher (sopa) de molho de soja refogue os legumes, com sal a gosto. Quando estiverem aldentes, misture o cogumelo. Em seguida misture tudo com o arroz e o queijo tofu. Coloque em fôrma transparente e salpique com salsa.

Rende 5 porções com 140 cal/porção

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...