quinta-feira

Confiras dicas para evitar a ressaca


Carnaval é uma alegria só. Muita folia, animação e umas bebidinhas para acompanhar o ritmo de festa fazem com que o momento se torne muito mais divertido. O problema vem mesmo quando a agitação acaba e é hora de voltar para casa e para o trabalho. Como lidar com a ressaca acumulada, acabar com a dor de cabeça, cansaço e manter o foco?


Muito se escuta falar sobre os sintomas da ressaca e o porque ela surge. Mas difícil mesmo é fazer com que o mundo pare de girar em volta da sua cabeça. E pior ainda, conseguir levantar do sofá sem ficar com tontura e enjoo.

A ressaca nada mais é que os efeitos do consumo de álcool em excesso, em um curto período de tempo. Ou seja, quanto maior o teor alcoólico, maior a probabilidade de intoxicação e, claro, dores de cabeça, tontura e enjoo. A dúvida parece ser a uma só: será que existe uma fórmula mágica que acabe com os sintomas desagradáveis da bebedeira?

A ressaca pode ser evitada com medicamentos hepatoprotetores que vão servir como uma "blindagem do fígado". Outro fator muito importante é a hidratação. O álcool demora três dias para ser eliminado completamente do organismo e a água acelera a metabolização da bebida e, com isso, é eliminado mais rápido do corpo.

Há pessoas que recomendam uma colher de azeite de oliva antes de começar a beber. E o que parece pura gozação, tem fundamento. Antes de começar a beber, a ingestão de alimentos gordurosos ou mesmo uma colher de óleo de oliva, pode “atrapalhar” a absorção do álcool, retardando o surgimento da ressaca. Uma boa sugestão seria comer uma salada à base de folhas verdes e frutas naturais, regada com azeite de oliva e um pouco de sal.

Além disso, o azeite de oliva tem Omega 3-6-9 é um anti-inflamatório natural, portanto acaba sendo uma proteção ao fígado.

Um dica importante: Depois de beber e antes de dormir, tome duas aspirinas com um copo de água. Na manhã do dia seguinte, tome mais duas aspirinas com um copo de suco de frutas naturais e prepare um café reforçado, incluindo ovos e banana. Evite chá, cafeína e refrigerantes.

O uso de medicamentos anti-ressaca, realmente, amenizam os sintomas, aposte em analgésicos, antiácidos, anti-histamínicos e estimulantes. Mas não se esqueça que o melhor remédio para superar uma ressaca é o tempo, pois o organismo vai precisar dele para se desintoxicar e recuperar.

Dicas para evitar a ressaca:

- Forrar o estômago com alimentos gordurosos e carboidratos diminui a absorção do álcool e protege a mucosa gástrica;

- Beber um copo de água, ou melhor, suco de frutas naturais, previne a desidratação por perda de água e de minerais;

- Tomar uma aspirina, alivia as dores de cabeça, a náusea e a sede;

Enquanto estiver bebendo:

- tente não tomar mais do que uma dose de bebida por hora; respeite seus limites, quando perceber que está ficando alterado(a) diminua o ritmo;

- após cada dose de bebida, beba um copo de água;

- escolha bebidas com baixos teores alcoólicos e de toxinas, como cerveja e vinho branco;

- prefira bebidas fermentadas, pois elas são absorvidas mais lentamente que as destiladas, fazendo com que o organismo tenha mais tempo para se recompor.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...