quinta-feira

Como saber se você engordou ou está com retenção de líquidos


Você está empenhada em manter a boa forma e evitando exageros na comida, mas o ponteiro da balança não desce e pior, ainda fica variando entre um ou dois quilos para mais. Não, isso não é culpa da balança e pode estar associado a retenção de líquido.


Na verdade, o problema, que tem como sintoma o inchaço em regiões como barriga, pés, tornozelos, mãos e pernas, é mais comum entre as mulheres, principalmente no período menstrual. Mas pode também afetar homens e ser sintoma de algum outro problema, como funcionamento deficiente da tireoide, hipertensão, problemas renais, má alimentação, falta de exercícios físicos, mau funcionamento do coração e fígado e inflamações.

Para ela, a retenção acontece quando o organismo deixa de eliminar os líquidos ingeridos e passa a acumulá-los entre as células do organismo. Fatores como uso de alguns medicamentos, como pílula, cortisona e anti-inflamatórios, consumo de alimentos ricos em sódio, como salgadinhos, conservas, azeitona, bacon, batata frita e ingestão reduzida de água também podem favorecer a retenção de líquido. Quem gosta de um chopp e tem tendência a reter líquido deve tomar cuidado, porque a bebida contém muito sódio.

Como diferenciar se o peso apontado na balança é resultado de que você engordou ou do inchaço da retenção de líquido?

Para quem tem essa dúvida toda vez que vai se pesar, aqui vai uma dica prática e rápida: Basta pressionar o dedo contra a pele durante 2 segundos. Se não voltar a circulação no local e ainda ficar a marca do dedo branca em 3 segundos, aí é sinal que você está retendo líquido.

Para ter mais certeza de que trata-se de retenção de líquido, outra alternativa é realizar um exame chamado bioimpedanciometria, que verifica porcentagens de massa magra, massa gorda e quantidade de água intra e extracelular. Geralmente, nutricionistas, nutrólogos e endocrinologistas fazem o exame, que é bem simples.

Alimentos que agravam o problema

De acordo com as nutricionistas, alimentos embutidos e industrializados agravam o problema e devem ser evitados, porque contêm muito sódio.

Veja relação de alimentos que você deve evitar se tem tendência a reter líquido:

• Repolho, couve, couve-flor, batata-doce, leite - provocam a sensação de inchaço por fermentar no organismo provocando gases;
• Alimentos com cafeína: café, chá mate, guaraná, achocolatado;
• Frituras, ketchup e mostarda;
• Doces, além de engordar, produzem mais toxinas no organismo;
• Embutidos (salame, mortadela) e carnes como bacalhau e carne-seca, por ter muito sal, e enlatados, devido aos conservantes.

Alimentos que devem ser priorizados e melhoram o inchaço

Os mais indicados são os que possuem 90% de água na composição. "Os rins são responsáveis por filtrar e eliminar as toxinas do organismo. Para o bom funcionamento deles, é preciso ter uma dieta com alta ingestão de água e alimentos com alto teor de líquido", justifica a nutricionista Paula Castilho.

• Laranja, tomate, banana e manga - facilitam no combate do inchaço;

• Os melhores chás para este problema são: chá verde, branco ou cavalinha;

• Consumir alimentos digestivos: Fibras como aveia, granola, ameixa seca e uva - Ajudam na limpeza do organismo, evitando prisão de ventre;

• Pepino, abobrinha, abacaxi, pera e melancia - são praticamente compostos de água;

• Melão, agrião, rúcula e almeirão - são diuréticos.

Outras dicas para diminuir a retenção de líquido:

- Beber bastante água, pois ela vai estimular o trabalho do rim;

- Evitar ingestão excessiva de sódio;

- Sempre observar o rótulo dos alimentos e preferir os que apresentam baixo teor de sódio. Caso o alimento tenha mais do 400mg de sódio (Na) por 100g/ml de produto, é considerado alto teor de sal;

- Sempre é importante aliar uma boa alimentação com a prática de atividade física.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...