segunda-feira

Confira os alimentos aliados da dieta



Óleo de coco

O óleo de coco é um excelente aliado para quem quer perder peso. Isso por causa dos ácidos graxos presentes, , que são triglicerídeos de cadeia média (TCM). Eles auxiliam na perda de peso e de gordura abdominal. O que acontece é que após absorção intestinal, os TCM são transportados diretamente para o fígado e, dessa maneira, não ficam armazenados no corpo em forma de gordura.


Um estudo realizado no Centro de Pesquisa de Obesidade e na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, comprovou a eficácia do produto na redução de peso. É que o trabalho avaliou a perda de peso corporal e a redução da massa gorda total e abdominal em 49 pessoas submetidas a um programa alimentar de perda de peso, que consumiram azeite de oliva ou TCM, como parte de suas dietas. O consumo de TCM resultou em maior perda de peso e maior redução de gordura em relação ao azeite de oliva.

Além disso, o óleo de coco tem efeito termogênico, o que potencializa seu papel na redução de peso. O óleo de coco consome mais calorias para ser metabolizado do que as calorias que fornece, ele aumenta o HDL (colesterol bom) e tem efeito antioxidante, que combate o envelhecimento.

O óleo de coco pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e pode ser usado tanto em receitas salgadas como doces. Ele pode substituir os óleos vegetais, ser usado para cozinhar feijão, arroz, peixes, temperar saladas. Também pode ser misturado no suco, iogurte, salada de frutas e até ser adicionado a shakes. A quantidade recomendada é de duas a quatro colheres de sopa de óleo de coco por dia.


Semente de chia

Também auxilia na perda de peso por conter alto teor de fibra. As fibras apresentam a capacidade de promover saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” que dilata o estômago.

Além disso, a semente é um alimento bem completo e possui maior teor de proteína quando comparada a outros cereais como o milho, o arroz, a aveia e o trigo. Por isso, o consumo da chia pode beneficiar vegetarianos, pois complementa o fornecimento deste nutriente na dieta.

A chia pode ser utilizada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes, por ter nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte proteico quando comparados a indivíduos sedentários.

A semente pode ser adquirida em qualquer loja de produtos naturais e consumida de diferentes maneiras: espalhada em cereais, iogurtes, saladas ou adicionada na bebida.


Faseolamina

É um componente extraído do feijão branco, que impede a ação da amilase, enzima que metaboliza os carboidratos. Portanto, com o consumo de faseolamina, há inibição de 18% dos carboidratos consumidos. Segundo estudo da Faculdade de Medicina de Extremadura, na Espanha, a faseolamina reduz os níveis de açúcar no sangue, o que ajuda a controlar o apetite também. Como conseqüência, há uma diminuição dos estoques de gordura localizados na região abdominal. Ela também é útil no controle da glicemia, que é a concentração de glicose no sangue.
Dosagem indicada: não há um consenso. Vai depender de como e quanto a pessoa come de carboidratos por dia. Também depende de cada caso.
Efeitos colaterais: pode causar gases em excesso.


Citrus Aurantium

É uma substância obtida da laranja amarga, que acelera o metabolismo e promove queima dos estoques de gordura. Ele é lipolítico, ou seja, aumenta a lipólise que queima gordura e impede a formação de novas células de gordura também, essa é a melhor substância que ajuda na queima de gordura abdominal. O Citrus Aurantium é termogênico, ou seja, eleva a temperatura do metabolismo para que queime mais gordura. Ele facilita a queima de gordura, dá mais pique e mais energia.
Dosagem indicada: pelo menos 350 mg, mas as quantidades devem ser calculadas individualmente.
Efeitos colaterais: o excesso pode causa hipotensão pelo excesso de diurese.


Koubo

É a resina da pitaya, uma fruta pertencente à família das cactáceas. A substância inibe o apetite, além de ser um ótimo diurético e antioxidante. O koubo bloqueia absorção de parte do carboidrato ingerido.
Dosagem indicada: depende de cada caso, levando em consideração o peso do paciente.
Não há relatos de efeitos colaterais para essa substância.

É essencial que um profissional, como nutricionista e nutrólogo, recomendem o uso destas 3 últimas substâncias citadas, bem como suas dosagens e em quais momentos do dia devem ser consumidas (antes do café, antes do almoço e janta ou antes da atividade física). Essa indicação depende muito dos hábitos e rotina do paciente.

É possível consumir as substâncias isoladamente ou misturá-las. É indicado um mix de faseolamina e koubo. Os produtos podem ser usados tanto por homens quanto por mulheres. A única restrição é não indicá-los a crianças, jovens adolescentes e gestantes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...