quarta-feira

Qual a Melhor Opção: Tintura ou Tonalizante?


Como descobrir o melhor tipo de coloração para você? Depende da sua intenção...

Muita gente acredita que as tinturas são mais agressivas do que os tonalizantes. Por outro lado, os xampus colorantes não resistem por muito tempo. Confira como esses produtos realmente funcionam e faça a sua escolha.

Quando a tintura é a melhor opção?
Por sua maior pigmentação e elementos químicos mais potentes (como a amônia, na maioria dos casos), a tintura é utilizada em transformações radicais, como mudar a cor do cabelo ou fazer mechas”, explica o cabeleireiro André Czerwinski, do salão paulistano Vimax Art Hair Beauty.

E os tonalizantes, em que situação eles funcionam?
Os tonalizantes são soluções de efeito temporário e menos agressivas, servem para tratamentos intermediários, como dar brilho, neutralizar cores indesejadas, escurecer ou clarear – mas apenas até dois tons. “Funcionam também para dar um descanso em fios que estão prejudicados por procedimentos químicos muito extremos”, diz Michel Ferreira, cabeleireiro do salão Circus Hair, de São Paulo. Só que nesse caso, o número de retoque aumenta muito em relação à tintura.




Qual é a diferença entre esses dois tipos de produtos?
A diferença entre a fórmula do tonalizante e das tinturas mais modernas é a presença da amônia, responsável por abrir as cutículas para que os pigmentos penetrem e ajam no córtex do fio. Nas tinturas permanentes, é a amônia que garante a cor mais duradoura. Os tonalizantes, livres dessa substância, não têm a capacidade de abrir as cutículas dos fios, fixando os pigmentos apenas na parte externa.

Com que frequência é preciso retocar?
De maneira geral, tanto a tintura quanto os tonalizantes devem ser aplicados em intervalos de um mês, em média. Claro que, cada cabelo reage de maneira única, e se você perceber que a cor precisa de um “up” antes deste tempo, nada impede de adiantar a reaplicação. Algumas pessoas tingem ou tonalizam os cabelos a cada 20 dias.

Qual dos dois métodos cobre melhor os brancos?
A tintura é a melhor opção para quem tem mais de 50% de fios brancos. Se tiver menos que isso, vale usar o tonalizante” explica Michel.

Qual é mais indicado para quem utiliza outros tipos de química, como escova progressiva?
Os tonalizantes, pois não interferem na cutícula do fio, onde age a progressiva”, conta André. Isso diminui os riscos de um ataque químico excessivos aos fios.

Leia mais:




Tire todas as suas dúvidas sobre coloração caseira








Tinta de cabelo errada, e agora?





Fontes:
Beleza Tresemmé: Tintura ou tonalizante?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...