sexta-feira

7 Incríveis Benefícios da Cerveja



Desde que seu consumo seja moderado e responsável, a cerveja pode nos ajudar a cuidar de nossa saúde renal e cardíaca e a fortalecer o sistema imunitário.

Antes de tudo, é bom esclarecer que não estamos fazendo apologia de beber álcool, e que somos conscientes que o excesso é ruim.

No entanto, consumir um copo por semana não é ruim, pelo contrário. Segundo sabe-se que, por exemplo, o vinho no jantar é bom para a saúde cardíaca.

E a cerveja? Neste artigo lhe contaremos os benefícios de seu consumo moderado.



Do que a cerveja é composta?

É verdade que as bebidas com álcool não são tão saudáveis como um suco de frutas ou a água, mas também tem coisas boas a serem destacadas.

No caso da cerveja, ela é de baixa concentração alcoólica, mas ao bebê-la em excesso e ser frequente em reuniões ou festas, ela se torna má. No entanto, ela não é nossa inimiga. Inclusive, ela é recomendada dentro de uma dieta equilibrada!

Entre seus componentes encontramos:

Lúpulo
Somente disponível na cerveja, de sabor amargo e estimulante do apetite.

Malte
Proporciona carboidratos, minerais, vitaminas e ácidos graxos.

Água
É uma parte fundamental da receita ao elaborar a bebida. Seu conteúdo é maior que qualquer outro ingrediente.

A cerveja é baixa em teor calórico e pode satisfazer uma parte das necessidades de potássio e fósforo de uma pessoa adulta.

No caso da versão sem álcool, vale dizer que ela tem uma boa dose de vitaminas do complexo B. É recomendada para atletas, mulheres grávidas ou lactantes e aqueles que não querem ou não devem consumir álcool.

Leia também: Entenda o que é Drunkorexia

Benefícios da cerveja que você não conhecia

Se a bebermos com moderação, não podemos dizer que a cerveja seja prejudicial para a saúde, pelo contrário. Preste atenção aos principais benefícios de se consumir esta rica bebida:

1 - É nutritiva
Por ser fabricada com plantas e grãos (como a cevada, lúpulo e o trigo), ela é repleta de nutrientes, tais como o cálcio, zinco, potássio e o fósforo.

Por sua vez cota com uma boa dose de fibra solúvel que previne o trânsito lento e a constipação, ao mesmo tempo que ajuda a melhorar a digestão.

2 - Previne doenças
Segundo uma pesquisa realizada na China, a cerveja pode prevenir patologias causadas pela deterioração dos neurônios (entre elas o Alzheimer e o Mal de Parkinson).

O estudo revela que o estresse oxidativo das células (o qual provoca este tipo de doenças degenerativas), reduz graças ao lúpulo contido na cerveja se tomada com moderação.

Além disso, a bebida reduz a possibilidade de se sofrer de osteoporose devido conter silício. Este mineral ajuda o crescimento ósseo e o fortalecimento dos ossos.

Os compostos vegetais da cerveja ajudam a prevenir o aparecimento de alguns cânceres, diabetes, e os sintomas da menopausa.

3 - Ela é aliada dos rins
A saúde renal se vê beneficiada com o consumo de cerveja. Beber sem exceder-se, evita o risco de sofrer com os cálculos renais nos rins, uma vez que ela contém uma boa quantidade de água.

O efeito diurético desta bebida, permite eliminar as toxinas acumuladas no organismo através da urina.

Se não fosse o suficiente, vale dizer também que ela detém a liberação do cálcio dos ossos para outras partes do corpo. Isto significa que ela evita a formação de pedras ou cálculos nos rins.

Leia também: Suco de Limão + Azeite: Solução Perfeita para Dissolver Pedras nos Rins

4 - Beneficia o coração
A saúde cardíaca estará protegida se você beber cerveja de vez em quando (algo similar ao que acontece com o vinho tinto nas refeições).

O consumo desta bebida diminui o risco e sofrer problemas do coração como, por exemplo, acidentes cardiovasculares (ACV), infarto do miocárdio, ou arteriosclerose.

5 - Reduz o mau colesterol
Quando bebemos cerveja, ajudamos o sangue a desprender-se da gordura acumulada nas paredes das artérias. Não apenas diminui o mau colesterol ou LDL, mas também aumenta o bom colesterol.

Dois copos por semana são suficientes.

6 - Reforça o sistema imunitário nas mulheres
Beber cerveja de forma moderada melhora a reposta do sistema de defesas nas mulheres adultas (o contrário ocorre se consumimos em grandes quantidades).

As doenças infecciosas serão mantidas longe de nosso organismo, já que o sistema imunitário se encarregará de evitar sua entrada no corpo.

Faça um teste e tome cerveja durante o inverno, é provável que você adoeça menos de gripe, resfriados ou dor de garganta.

7 - Prolonga a vida
Não estamos querendo dizer que se você tomar cerveja viverá até os 100 anos, mas que aumentará sua expectativa de vida. Isto se deve aos cerca de dois mil componentes que, em conjunto, têm propriedades antioxidantes.

Ou seja, ao consumi-la, estaremos protegendo o organismo da oxidação e do envelhecimento celular. Como consequência, poderemos desfrutar de mais anos e de melhor existência.

Todas estas propriedades da cerveja não são as única a se destacar.

Por exemplo, você deve saber que ela também é um excelente remédio para a insônia, evita a formação de coágulos de sangue, melhora a memória e nos ajuda a desfrutar de uma pele mais charmosa e jovem.

Agora que você já sabe, pode beber um copo de vez em quando sem sentir-se culpado.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:



Saiba o por que das mulheres terem mais ressaca







Confiras dicas para evitar a ressaca







Fontes:
- Mejor con Salud: 7 increíbles beneficios de la cerveza

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...