quarta-feira

Higiene Mental: Sua Importância para Melhorar a Saúde


A higiene mental ou o bem-estar em relação à saúde mental, tem sido deixado de lado ao longo dos anos e relegado sob o tema do bem-estar físico. Recentemente, tem havido uma abertura para divulgar e entender mais os problemas psicológicos e psiquiátricos mais comuns, problemas que antes eram destinados somente a especialistas, psiquiatras e pessoas que sofrem desse mal.

Se queremos conseguir melhorar nossa saúde, é de suma importância darmos a importância adequada à higiene mental.


O que é higiene mental

Quando nos referimos à higiene mental, estamos falando de uma série de atividades mediante as quais pode-se fazer a pessoa encontrar o equilíbrio mental sobre seu redor e sobre si mesmo. Estas atividades conseguem que a pessoa possa adaptar-se ao meio ambiente, tanto a nível social como a nível cultural, sem sofrer transtornos de conduta, nem alterações psicológicas, a fim de conseguir que ela possa aproveitar seus potenciais e chegar à uma saúde integral: física e mental.

Tal como mencionamos anteriormente, não é apenas importante cuidar de nosso corpo, mas também de nossa mente. Muito recentemente, tem sido divulgado campanhas muito interessantes que promovem precisamente a importância da higiene mental.

Sinais que indicam a necessidade de uma higiene mental


Em torno deste tema, traremos alguns sinais de alerta que você deve conhecer sobre sua higiene mental, e a de seus entes queridos. Se você perceber alguns destes sinais, permaneça atento, e, se necessário, busque ajuda.


1 - Mudanças de personalidade: são frequentes ainda mais na adolescência, mas ao notá-los, é de suma importância fazer um seguimento muito minucioso para poder detectar sua origem e assim, poder prevenir.
2 - Agitação e irritabilidade: as mudanças drásticas nos estados de ânimos devem chamar muito a atenção, ainda mais se não houver motivos aparentes para isso.
3 - Isolamento: sintoma inequívoco que algo anda mal no ânimo e estado mental da pessoa. Não confunda com a necessidade natural e saudável de se estar só com nós mesmos, aqui falamos de isolamento com frequência e muito prolongado.
4 - Desleixo com os cuidados pessoais: isto pode indicar o sofrimento de alguma instabilidade mental, e, provavelmente, de depressão.
5 - Perda da esperança: o negativismo e a falta de vontade não são saudáveis e podem ser um sinal de que estamos necessitando limpar nossa cabeça.

Como melhorar sua saúde mental


Se a pessoa é capaz de perceber que necessita de uma higiene mental, com base nestes sintomas mencionados, é importante primeiramente ter em mente que nada aparece de repente, e que por menor que seja o problema, é importante fazer isso de forma rápida.

A capacidade de uma pessoa enfrentar o estresse, a ansiedade e as dificuldades cotidianas, podem ser diminuídas quando a saúde mental não está adequada, para isso você pode seguir estes conselhos, sendo o mais recomendável, com a assessoria de um especialista.

Uma vida mais independente

Se você sofre problemas de uma relação codependente, é muito importante que preste atenção em sua autoestima, trabalhe nela, e consiga ser mais independente. Isto pode ser um trabalho muito complexo, mas é necessário que você recupere o controle de suas capacidades como indivíduo, o que é uma parte fundamental para chegar à higiene mental e fortalecer sua mente.

Hábitos positivos

Trabalhe na incorporação de hábitos positivos, impulsionar uma visão ao seu redor e sobre você mesmo, te ajudará a recuperar o controle. O equilíbrio emocional é fundamental para conseguir ser uma pessoa mais autônoma e determinada em suas escolhas.

Há muitas outras formas de conseguir uma higiene mental adequada, e isto é muito extenso, mas considere sempre que tudo aquilo que te "soa" ou te provoca uma "reação emocional negativa", te dá sinais de que você deve trabalhar sobre isto para curar sua mente. Treine fortalecendo sua autoestima, comece a valorizar-se de outra maneira, permita-se errar e confie mais em você mesmo.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:



10 Maneiras de Atrair Boas Vibrações para sua Vida







5 Tipos de Pessoas Predadoras que te Rodeiam Todos os Dias e que Você Deve Conhecer






Fontes:
- La Vida Lúcida: Higiene mental: su importancia para mejorar la salud

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...