terça-feira

9 Coisas que as Pessoas com Fibromialgia Querem que Você Saiba


As pessoas que vivem com fibromialgia, uma condição de dor crônica, muitas vezes incompreendida por uma variedade de razões. Como uma pessoa que vive com fibromialgia e trabalha com clientes com fibromialgia, eu juntei uma lista de nove coisas que as pessoas que vivem com fibromialgia querem que você saiba.


* Elas não são hipocondríacas. A dor e a fadiga e todo o resto é real. A fibromialgia é considerada uma "doença invisível" porque fisicamente elas não parecem doentes. Pessoas com fibromialgia gastam muito tempo mascarando sua doença, porque elas têm medo de serem julgadas por outros que vão compará-las com os hipocondríacas. Elas não são, e os seus problemas são muito reais.

* Quando elas dizem que estão com dor, elas estão com mais dor do que você pode imaginar. Veja, as pessoas com fibromialgia estão sempre sentindo dor e elas apenas lidam com ela. Essa é a vida delas. Mas quando elas estão com dor o bastante para que você possa ver que elas estão em desconforto, então elas estão sentindo tanta dor que elas precisam dar um tempo. Elas precisam desligar por alguns dias e apenas respirar através dela.

* Quando você vê alguém com fibromialgia que você conhece há muito tempo e ela não está mais feliz, sorrindo e uma pessoa sociável que você conheceu, não suponha que ela está deprimida ou com raiva de você. É preciso um grande esforço para socializar e passar por um jantar em família ou ser cercado por frequentadores da noite. A quantidade de energia que é expelida se comportando para atravessar a noite toda, embora ela se sinta como se alguém estivesse batendo-lhe com uma marreta ou esfaqueando-a no ombro, é um pouco demais.

* Se elas recusam um convite ou têm que cancelar um encontro, então não tente forçá-las a ir. Elas já se sentem mal o suficiente que elas não se sentem à altura e você as faz sentirem ainda pior, empurrar o problema só vai fazê-las se sentirem piores. Pessoas com fibromialgia não gostam de ser anti-sociais, na verdade, a maioria das pessoas com fibromialgia eram pessoas muito sociais antes de seu sofrimento.

* Não diga à elas que se sentiriam melhores se elas se exercitassem mais. Não as arraste para a academia ou as culpe por não fazerem crossfit com você. Pessoas com fibromialgia conhecem seus limites e alguns dias isso leva cada grama de energia que elas têm para sair da cama, tomar um banho, dirigir para o trabalho, passar 8 à 9 horas sendo produtivas e tentando não deixar que o escritório inteiro saiba quanta dor estão, ou quão nebuloso o seu cérebro está, então elas voltam para casa sem cair no sono. Para uma pessoa normal, é apenas um dia normal. Para alguém com fibromialgia é desgastante e assustador. Se elas se sentem bem para fazer um passeio ou ir à uma aula de yoga restaurativa, então as elogie. Não insinue que isso não é o suficiente.

* Elas não o convidam para sua casa, porque elas não têm a energia ou o vigor para limpá-la, e não porque não sentem sua falta. O constrangimento de não serem capazes de limpar a casa é enorme, e se elas convidarem você e tentarem limpar a casa com seus padrões, isso as esgotam e as jogam em tanta dor que não podem desfrutar da sua visita. Elas não gostam de viver em uma casa desordenada ou confusa, elas simplesmente não têm escolha algumas vezes.
Se alguém com fibromialgia realmente teve tempo para lhe dizer como ela está se sentindo, deixaria você de cara no primeiro minuto. Só sei que elas apreciam que você pergunte e se preocupe como elas estão, no entanto, a menos que elas digam "eu realmente estou me sentindo muito bem hoje" em um tom surpreso, então elas realmente não estão em uma boa fase.

* Não significa que elas sejam pessimistas. Às vezes, quando você não está se sentindo bem por muito tempo, é difícil manter seu ânimo. Mesmo que nós não procuremos você e deixemos que você saiba que nós precisamos de sua amizade, nós precisamos. Às vezes, isso toma mais força do que nós temos para pegar o telefone e ligar para alguém.

Se você vê alguém com fibromialgia e quer dar-lhe um abraço, então, ser muito gentil. Infelizmente, abraços, muitas vezes machucam, mas se você fizer um bom e lento abraço carinhoso, então isso é perfeito. Nós todos queremos um bom abraço de urso apertado de vez em quando, mas alguém com fibromialgia secretamente estremece depois de sentir o amor que estava por trás do abraço.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:


10 Sinais de Intolerância ao Glúten que a Maioria das Pessoas Ignora






Fontes:
Natural News: 9 Things That People Living With Fibromyalgia Want You To Know

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...