domingo

Outro Motivo para Limpar: Pesquisadores Afirmam que o Ralo da Pia Pode ser o lar de Bactérias Mortais


Toda superfície da casa está cheia de germes, algumas mais do que outras. Uma área que esperamos estar suja é o banheiro, no qual os resíduos são regularmente descartados. No entanto, novas pesquisas mostram que um ambiente surpreendentemente infestado de bactérias é nossa humilde pia. Os pesquisadores disseram ao Daily Mail que o ralo da pia é o lugar mais sujo da casa - cheio de bactérias nocivas que criam perigosos "biofilmes".


Pesquisadores da Universidade de East Anglia disseram que os ralos da pia e da banheira são uma mistura de bactérias mortais, muitas das quais são agentes patogênicos oportunistas e ameaças presentes aos pacientes e proprietários de casas.

"Há uma clara falta de experimentos recentes focados nestes reservatórios microbianos, tornando as pesquisas futuras para eles primordiais", acrescentaram os pesquisadores.

A acumulação de cabelo, sabonete e pele morta no ralo do chuveiro criam biofilmes nocivos, uma coleção de um ou mais tipos de organismos microscópicos, incluindo bactérias, fungos, diatomáceas e algas, que se agarram principalmente em superfícies úmidas. No banheiro, o ralo pode abrigar uma espécie de fungo chamado Fusarium solani, que pode levar ao dano permanente da visão. O banheiro também abriga várias bactérias que permanecem nas superfícies mesmo após a descarga.

Na cozinha, o ralo acumula partes de alimentos crus lavados na pia, como frango, que pode ter sido infectado com salmonela ou carne moída contaminada com Escherichia coli (E. coli). A bactéria pode infiltrar-se no ralo e atingir o sistema imunológico fraco.

Os autores do estudo observaram que "esses patógenos podem facilmente... acumular-se e proliferar dentro do ralo da pia da cozinha".

Outro tipo de bactéria encontrada em canos de água é a Enterobacter cloacae, cuja exposição pode levar à infecção do trato urinário.


Inquilinos do banheiro

O banheiro é um dos lugares mais sujos da casa, e não é de admirar - todos os germes, a sujeira e o suor do dia são removidos através dele. Aqui estão outras partes do banheiro onde a maioria das bactérias tende a residir:

* Chuveiro e banheira - Se não for limpo adequadamente, a espuma do sabonete, os produtos capilares e todas as outras substâncias que usamos para banhar-se podem ser o lar de Mycobacterium avium, um agente patogênico ligado à doença pulmonar. É melhor manter seu chuveiro e banheira secos depois de usá-los e deixar uma janela aberta para permitir que o ar circule.

* Azulejos e paredes - Biofilmes muitas vezes aparecem em seus azulejos e paredes, especialmente aqueles na área do chuveiro, onde toda a sujeira e a pele morta ficam grudadas. Use esfregões e escovas para remover esses depósitos. Uma velha escova de dentes também pode ser a solução.

* Portas de fibra de vidro - Como as paredes e os azulejos, as portas do banheiro prendem os germes que saíram do seu corpo. Estes podem ficar lá, se não forem limpos. As portas de vidro  podem ser limpas com vinagre branco ou bicarbonato de sódio, mas use materiais não abrasivos para não arranhar a superfície das portas de vidro.

* Toalhas de mão - Estas são geralmente compartilhadas com o resto de sua família, e muitas vezes são deixadas úmidas, o que é o ambiente perfeito para as bactérias.

* Ventilador - Ele absorve a maioria das bactérias no ar - as quais podem permanecer em suas lâminas e ventilação - pois ele substitui o ar sujo pelo ar fresco. Use pincel e um pequeno aspirador para limpar as lâminas sem danificá-las.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:


Como Clarear as Roupas sem Cloro







Elimine o Odor e a Umidade dos Armários com Arroz







Rejuntes dos Azulejos Ficam Mais Brancos com Vela







4 Formas de Eliminar Manchas de Suor das Roupas






Fontes:
Natural News: Another reason to clean: Researchers claim your sink drain could be home to deadly bacteria
- Daily Mail: Could your bathroom or kitchen plughole making you sick? Scientists reveal washing meat or leaving hair and soap to build-up could put you at risk of two types of deadly bacteria
Live Science: What Are Biofilms?
NCBI: Fungal and Parasitic Infections of the Eye
Real Simple: Ventilation Fan

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...